Terceira idade conectada: dicas e apps para aproveitar o iPhone

Frequentemente, computadores e equipamentos mais complexos podem afugentar pessoas que integram a chamada terceira idade. Em contrapartida, dispositivos como iPhone e iPad têm servido como excelentes ferramentas de apoio para inclusão e acesso à tecnologia. Tanto que diversas pesquisas já apontam que os idosos brasileiros estão cada vez mais conectados. Inclusive, destacam que pessoas com mais de 60 anos têm utilizado dispositivos móveis não apenas para navegar na internet. Afinal, eles também mandam mensagens, participam de chamadas de voz e de vídeo, fazem compras e usam diversos aplicativos. Especialmente aqueles voltados à saúde e ao entretenimento. Há ferramentas muito úteis, que ajudam a manter bons hábitos ou controlar os horários de medicações, por exemplo. Nesse sentido, nada melhor do que aproveitar a tecnologia como aliada no dia a dia. Principalmente por se ter no iPhone um aparelho de uso muito simples, fácil e intuitivo. Diante disso, veja abaixo algumas estratégias para a rotina tecnológica ainda mais prática na terceira idade.

Aproveitando ao máximo o iPhone na terceira idade

Aumente o tamanho da letra

As novas versões do iPhone trazem grades telas para proporcionar uma experiência de visualização atrativa e envolvente. Ao mesmo tempo, todos os modelos oferecem ajustes capazes de melhorar sua leitura e seu uso no dia a dia. Afinal, é possível ajustar o tamanho das fontes exibidas em mensagens e demais letras do sistema e dos aplicativos. Para tanto, basta acessar opção Ajustes > Geral > Acessibilidade e ativar a funcionalidade Tamanhos Maiores.

Leitura de textos

Por falar em leitura… Caso a função Tamanhos Maiores não seja suficiente para evitar a fadiga visual, é possível fazer o iPhone ler para você. Para tanto, basta acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade e acionar a opção Falar Seleção ou Falar Conteúdo da Tela. Além disso, você pode escolher a velocidade da leitura.

Comandos de voz para a Siri

A Siri é outra grande vantagem dos dispositivos da Apple. Afinal, basta habilitá-la em Ajustes > Geral > Siri para automatizar inúmeras tarefas e comandos por voz. Aliás, não se esqueça de checar se o idioma selecionado é o português. Depois, ao pressionar o botão de microfone, é possível fazer perguntas pertinentes ao seu dia a dia. Como, por exemplo, “Quem me ligou?” ou “Alguma ligação perdida?” e, em seguida, a assistente fará uma checagem. Outros comandos práticos ajudam a preencher a sessão de Notas, muito utilizada para colocar lembretes e alarmes. Ao dizer “Marcar consulta amanhã às 17h”, por exemplo, a Siri agenda o compromisso.

Salvar senhas

Nunca houve tamanha necessidade de criar e gerenciar senhas para diferentes situações como agora. Afinal, além das contas bancárias e cartões de crédito e débito, elas dão acesso a muitas outras coisas. Exemplos disso são e-mail, redes sociais, serviços online, lojas online e por aí vai. Assim, para garantir maior segurança e não bloquear seus sistemas com sucessivas tentativas incorretas, vale investir num gerenciador de senhas. Aliás, um dos melhores apps para iOS é o 1Password. Afinal, no iPhone 5s e nos modelos posteriores, ele pode ser acessado com a impressão digital do usuário.

Atalhos para digitar

Muitas vezes, digitar letra por letra no teclado do dispositivo móvel pode ser demorado. Porém, com o iPhone fica fácil criar atalhos para frases inteiras que você costuma usar com frequência. Por exemplo: “Oi, tudo bem?”, “Agora estou ocupado, pode me ligar mais tarde?” ou “Quando você vem me visitar?”. Para configurar seus atalhos para frases úteis, acesse Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto. Com isso, a grande vantagem é economizar tempo para enviar informações rápidas.

Aplicativos indispensáveis para a terceira idade

WhatsApp

Número 1 da lista de pessoas de todas as idades, o WhatsApp conecta amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho. Ou seja, o aplicativo cumpre muito bem a função de manter todo o mundo em contato. Seja para trocar mensagens, fotos, vídeos, memes ou até fazer videochamadas.

MyTherapy

Conforme já citado aqui, o MyTherapy é um dos aplicativos capazes de auxiliar no controle de horários de medicamentos. Dessa forma, ele assegura que pílulas, cápsulas e injeções sejam administradas corretamente. Isso porque oferece lembretes para seguir os planos de tratamento específicos e individuais, independentemente de quão complexos eles sejam. Assim, o app imediatamente notifica o usuário quando chega a hora de tomar cada remédio.

Além disso, oferece funcionalidades como notificações para atividades físicas e gerenciamento de sintomas com emissão de relatórios de saúde.

Estou Bem

O Estou Bem é um app simples e bastante útil ao dia a dia de pessoas da terceira idade. Sobretudo para aquelas que moram ou passam longos períodos sozinhas. Afinal, a partir de contas criadas para o idoso e seus familiares, é possível estabelecer uma comunicação de rotina. Dessa forma, o app mantêm pais, filhos e netos bem informados sobre o que acontece no cotidiano. Para isso, oferece um layout colorido e com ícones grandes para facilitar os cliques. Então, o emissor, que será o idoso, pode facilmente usar as funções, que basicamente envolvem o registro de diferentes status. Como “Estou Bem”, “Vou Sair” ou “Ligar Urgente”, por exemplo.

Apple One e Rádio Saudade

O entretenimento é outra das principais funções do iPhone. Ainda mais que, com o Apple One é dá para reunir os melhores planos de streaming numa única assinatura. Dessa forma, o usuário tem acesso ao Apple Music, Apple TV+ e Apple Arcade. Ou seja, catálogos imensos de músicas, séries, filmes e jogos para divertir e treinar a mente. Enquanto isso, para quem sente falta das canções de sua juventude, o app Rádio Saudade é uma das melhores opções. Afinal, traz 53 estações de rádio americanas com algumas das músicas mais famosas dos anos 1950, 1960 e 1970. Desde rock e jazz até românticas e dançantes, são diversos estilos prontos para matar a saudade, de maneira gratuita.

Apple Watch: um companheiro de pulso

Assim como o iPhone, o Apple Watch é outro dispositivo extremamente útil também na terceira idade. Afinal, ajuda a cuidar da saúde de maneira preventiva e proativa – dá até para fazer um eletrocardiograma diretamente do pulso. Além disso, ele traz a função SOS Emergência, é capaz de enviar alertas ao detectar quedas e também 00

Independentemente da fase da vida em que você esteja, conte sempre com a iPlace para torná-la melhor e mais prática. Afinal, a tecnologia e, principalmente, os dispositivos Apple têm tudo para lhe proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida!

Foto: iStock/Brothers91

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail