Evolução: Apple M5 equipa novos MacBook Pro e iPad Pro

O Apple M5 entrega IA avançada, arquitetura de última geração e desempenho impressionante para o MacBook Pro e o iPad Pro

Com desempenho inédito, o Apple M5 marca um salto importante na linha de chips da gigante de Cupertino. Afinal, ele combina Inteligência Artificial de nova geração, arquitetura totalmente reprojetada e uma resposta muito mais rápida no uso diário. Assim, o resultado é uma experiência superpotente tanto no MacBook Pro de 14 polegadas quanto no iPad Pro, que agora atingem seu nível máximo de performance.

Por isso, a seguir, a iPlace traz tudo sobre os avanços que esse lançamento da Apple traz a cada dispositivo.

 

O novo Apple M5

Para começar, o chip Apple M5 conta com o núcleo de desempenho mais rápido do mundo. Com GPU de até 10 núcleos (com quatro de performance e seis de eficiência) e um Neural Engine de 16 núcleos aprimorado. Além disso, a largura de banda da memória unificada também cresceu cerca de 30%, alcançando 153 GB/s. Desse modo, garante velocidade consistente mesmo em tarefas pesadas. Para completar, o Apple M5 traz um mecanismo de mídia mais poderoso, pensado para fluxos de trabalho profissionais e recursos de IA.

 


 

MacBook Pro com chip Apple M5

 

MackBook Pro com chip M5

 

Desempenho de IA como nunca visto

Não importa se são universitários transcrevendo anotações de aula, criadores preparando o roteiro de um novo projeto ou usuários corporativos executando modelos locais no webAI para descobrir insights. Sem dúvidas, o novo MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 é o notebook definitivo para as tarefas de IA cotidianas. A geração de texto para imagem fica mais rápida ao executar modelos de difusão em apps como Draw Thing. Os modelos de linguagem de grande escala rodam a toda velocidade em apps populares como LM Studio.

O chip M5 também acelera diversos fluxos de trabalho profissionais, como aprendizado profundo, modelagem de dados e otimização de vídeo com IA. O chip mais rápido agiliza ainda mais tarefas baseadas em IA no aparelho e aumenta o desempenho dos modelos generativos por trás da Apple Intelligence.

 

Desempenho gráfico e de sistema superiores

Além disso, com desempenho de SSD até 2 vezes melhor do que a geração anterior, o novo MacBook Pro de 14 polegadas permite carregar um modelo de linguagem de grande escala local mais rápido. E, agora, é possível escolher até 4 TB de armazenamento.

O chip M5 também aumenta a performance em todo o sistema e os recursos no MacBook Pro de 14 polegadas. Com a nova GPU no M5, o MacBook Pro de 14 polegadas tem gráficos até 1,6 vez mais rápidos em apps profissionais e permite taxas de quadros até 1,6 vez maiores nos jogos em comparação com o modelo com M4. A CPU do Apple M5 tem o núcleo mais veloz do mundo para oferecer ainda mais responsividade. Já o design com 10 núcleos proporciona um desempenho em múltiplas threads até 20% melhor (em comparação com o chip M4) para cargas de trabalho como compilação de código. Logo, é ideal para multitarefa ou voar por apps criativos.

Ao mesmo tempo, o novo MacBook Pro de 14 polegadas é ótimo para analistas consultando bancos de dados em Python e profissionais como designers de produto, que costumam alternar entre tarefas em apps como Rhino, Notion e Jira. E não para por aí! Com mais de 150 GB/s de largura de banda da memória unificada é possível trabalhar com modelos de IA grandes no aparelho ou manipular cenas enormes em apps 3D.

Contudo, um dos principais diferenciais está no quesito duração de bateria. Afinal, o chip Apple M5 oferece até 24 horas de atividades longe de tomadas, uma novidade fenomenal, para que os usuários possam levar suas tarefas profissionais a qualquer lugar.

 


 

iPad Pro com chip M5

iPad Pro com M5: o mais poderoso já criado

Com o M5, você tem em mãos o iPad mais avançado de todos os tempos. Sua potência incrível, combinada com o desempenho de IA em um design ultraportátil vão encantar qualquer usuário. Disponível nos tamanhos 11 e 13 polegadas, o iPad Pro possui versões em preto espacial e prateado. Além disso, traz a tela Ultra Retina XDR para uma experiência visual incomparável. Desse modo, os recursos revolucionários do iPadOS 26 potencializam o iPad Pro e ajudam a lidar com tarefas criativas e profissionais exigentes com facilidade.

 

Desempenho aprimorado

Com ganhos de desempenho impressionantes e melhorias inovadoras em relação aos modelos com M1, nunca houve momento melhor para fazer um upgrade. Afinal, o novo iPad Pro foi projetado para IA e acelera uma ampla variedade de cargas de trabalho.

Em primeiro lugar, se tem a geração de imagens baseada em difusão no aparelho em apps como, por exemplo, o Draw Things. E existe também o mascaramento de vídeos com IA em apps como o DaVinci Resolve. Já com o Neural Engine ainda mais rápido, garante a performance mais eficiente em termos de energia para tarefas de IA no próprio aparelho. Assim, é ideal para apps que usam a estrutura Foundation Models e para recursos da Apple Intelligence, como a criação no Image Playground.

 

Qualidade gráfica avançada para jogos e apps exigentes

Com um mecanismo de traçado de raios de terceira geração, que possibilita iluminação, reflexos e sombras mais realistas, o Apple M5 é ideal para apps visualmente exigentes e jogos.  Além de todos os benefícios, o iPad Pro traz melhorias que aceleram a velocidade e a resposta do sistema como um todo, incluindo aumento da largura de banda da memória unificada, leituras e gravações de armazenamento mais rápidas, mais memória unificada inicial e compatibilidade com recarga rápida.

Na iPlace, você encontra todas as novidades da Apple em primeira mão. Então, não perca tempo: acesse nosso site ou encontre a loja mais perto de você.

 

Apple-iPad-Pro

 

Fotos: Apple/Divulgação
Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail