Você certamente já ouviu falar que o ideal é dormir de 7 a 8 horas todas as noites, não é mesmo? Pois é: essa informação já é bem difundida e reforçada por médicos e especialistas. Porém, assim mesmo ainda tem muita gente que não dá a devida atenção à sua rotina de sono. Aliás, são comuns casos de insônia e outros distúrbios causados por maus hábitos – como usar celular logo antes de dormir.
Assim, o primeiro passo na busca por mais qualidade no sono é, justamente, compreender a importância de se dormir bem. Por isso, o blog da iPlace explica hoje o que acontece com seu corpo quando as noites são mal dormidas. Além disso, você encontrará aqui uma dica preciosa de como monitorar e melhorar o seu sono. Confira!
Os impactos de não dormir bem
Você se sente cansado(a), com problemas de foco e ânimo ao longo do dia? Pois todos esses podem ser sintomas da falta de sono adequado – mesmo que você não se sinta exatamente sonolento(a). Ao todo, podemos listar cinco principais consequências das noites mal dormidas. Confira:
1. Falta de foco ao não dormir bem
A perda de foco é um dos sintomas mais comuns da privação de sono. Afinal, se você não dormir bem à noite, é muito provável que tenha dificuldades de se concentrar durante o dia. Assim, são grandes as chances de que o trabalho ou os estudos acabem prejudicados… Mas calma: há formas de melhorar isso!
2. Pouca criatividade
Além de descansar o corpo, o sono saudável produz mais sonhos, permitindo que o cérebro realize conexões mais profundas. Depois, quando estamos acordados, isso favorece a capacidade de a mente fazer ligações entre coisas não necessariamente relacionadas. Ou seja, boas noites de sono influenciam diretamente a nossa criatividade.
3. Menos produtividade
Pelos motivos acima, já é fácil deduzir que quem não consegue dormir bem acaba tendo mais dificuldades no trabalho. Porém, pesquisas colocam em números o impacto sobre a produtividade. É o que mostra um estudo do RAND Health Quarterly feito nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, estima-se que economia americana perca mais de 400 bilhões de dólares anualmente por conta das noites mal dormidas dos trabalhadores.
4. Impacto psicológico e emocional
A longo prazo, a baixa qualidade do sono pode desencadear desordens de humor e mesmo depressão. Já no dia a dia, a preocupação com a dificuldade de dormir tende a gerar estresse e ansiedade. E, como se não bastasse, a falta de sono também pode nos deixar mais pessimistas e impulsivos na tomada de decisões.
5. Riscos de segurança
Por fim, é importante salientar que noites mal dormidas podem trazer riscos para algumas atividades diárias. Pegar a estrada com sono e cansaço, por exemplo, nem pensar! E o mesmo vale para quem trabalha com operação de máquinas e outras atividades que exigem atenção constante.
Como dormir melhor?
Agora que você já entendeu por que dormir bem é tão importante, é hora de conhecer um grande aliado na busca por mais qualidade no sono. Estamos falando do Apple Watch, o melhor dispositivo para quem deseja uma vida mais saudável. Isso porque, além de ser um incrível assistente pessoal, ele tem muitas funções voltadas à saúde e ao bem-estar.
Nesse pacote de funcionalidades está incluído o app Sono. Com ele, você consegue monitorar suas horas dormidas e descobrir como está a qualidade do descanso noturno. Além disso, o Apple Watch facilita a tarefa de estabelecer horários e rotinas que ajudam a dormir melhor. Ele pode, por exemplo, desativar notificações quando você está se preparando para ir para a cama. Além disso, há muitos outros aplicativos para Apple Watch feitos especificamente para garantir noites mais tranquilas – como o Sleep++. Assim, sem distrações, seu corpo e sua mente já começam a relaxar antes mesmo de você se deitar!
Foto: iStock/AndreyPopov