Exercícios: divida o tempo de treino e cumpra suas metas!

Muitas vezes, a falta de tempo é o principal desafio (ou desculpa) de quem não costuma praticar exercícios físicos. Por outro lado, há também quem se dedique por longas horas na academia ou em atividades ao ar livre. Logo, é até natural que surjam dúvidas sobre qual o tempo de treino mais adequado para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, pesquisadores irlandeses têm boas notícias para quem deseja encontrar o melhor equilíbrio para sua rotina.

Menos tempo de treino e mais frequência

Segundo a OMS, um adulto deve praticar de 150 a 300 minutos de atividade física por semana para manter-se saudável. Contudo, mesmo que pareça uma meta razoável, essa soma pode representar um obstáculo para muitos iniciantes. Sobretudo para aqueles que enfrentam rotinas mais intensas.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, começaram a trabalhar no conceito de exercise snacking. O nome em inglês é uma associação direta aos pequenos lanches que as pessoas costumam fazer fora de hora. Afinal, a proposta é mais ou menos essa – porém, aplicada à atividade física!

Assim, a ideia é fracionar o tempo de treino estipulado em curtas sessões de exercício ao longo do dia. Aliás, assim fica muito mais fácil incluir este hábito saudável em seu cotidiano. Ainda mais se você não costuma realizar atividades físicas com regularidade. Além disso, você pode começar a incluir os exercícios em seu dia a dia de maneira natural. Por exemplo, subindo alguns lances de escada ao chegar e sair de sua casa ou do seu trabalho.

Outra dica é aproveitar o intervalo do almoço para uma breve caminhada em ritmo mais acelerado. Ou, ainda, complementar seus minutos ativos com uma volta de bicicleta no final de semana. Aliás, para motivar sua pedalada e tornar o momento mais divertido, conte com a caixa de som adaptável JLB Wind2!

Método 3×1

Conforme os pesquisadores irlandeses, três sessões de exercícios de 10 minutos equivalem, sim, a um treino completo de 30 minutos. Ou seja: oferecem os mesmos benefícios de saúde e condicionamento físico. Inclusive, alguns estudos sugerem que os treinos curtos possam ajudar a queimar mais calorias e perder mais peso.

A explicação para isso é bem simples: quanto mais sessões de exercícios, mais vezes o metabolismo é impulsionado a trabalhar. Enquanto isso, durante um tempo de treino mais longo, a intensidade tende a diminuir conforme o cansaço toma conta.

Apesar da indicação de 10 minutos de exercícios por sessão, você pode praticar os exercise snacks em qualquer momento livre. Afinal, cada minuto conta para completar sua rotina de atividades. Se você tiver apenas 1 minuto, tudo bem! Pois o que importa mesmo é ativar sua frequência cardíaca. Nesse sentido, você pode contar com a ajuda do Apple Watch para fazer o seu monitoramento cardíaco em tempo real. Dessa forma, chegar aos 150 ou aos 300 minutos recomendados pela OMS não será nenhum problema!

Já que é possível reduzir o tempo de treino ao caprichar na frequência, que tal começar sua rotina mais saudável hoje? Afinal, com a iPlace, você tem toda a ajuda que precisa para reforçar o seu preparo físico. Inclusive o que há de mais inteligente em recursos para acompanhar os resultados dos seus esforços diários. Além disso, se você quiser elevar o nível dos seus treinos, vale a pena aproveitar o Apple Fitness+. Isso porque ele oferece novos treinos toda semana, com durações que vão de cinco a 45 minutos. Perfeito, né?! 🙂

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail