iPhone é aliado de quem quer aprender e praticar meditação

 

No Brasil, costuma-se dizer que o ano só começa “de verdade” depois do Carnaval. Se é assim, ainda há tempo para adotar atitudes que nos auxiliem a focar nas atividades e desafios de 2019. Afinal, não é preciso esperar o estresse bater à porta para buscar ajuda, certo? Por mais conturbada que seja sua rotina, é possível vencê-la de um modo mais tranquilo e livre de ansiedade. E dedicar alguns minutinhos à meditação é uma das estratégias para isso.

Essa prática ajuda a exercitar a mente e a trabalhar melhor os pensamentos, além de estimular o autoconhecimento. Assim, pode ser realizada em momentos pontuais, para amenizar situações já “instaladas”, ou tornar-se parte integrante da rotina. Afinal, assim como os exercícios físicos, a meditação ajuda a acalmar a mente e garantir mais bem-estar. Além disso, pode oferecer benefícios à qualidade do sono, às relações interpessoais e amorosas e até ao processo cognitivo.

Praticada há séculos por várias culturas, a meditação vem se popularizando por meio de sites e aplicativos para dispositivos móveis. Dessa forma, é possível investir na prática em qualquer momento e lugar. Basta estar disposto a prestar mais atenção em si e no que se passa dentro de sua mente.

Apps para meditação  

Headspace

Para quem tem alguma familiaridade com o inglês, a dica é investir no Headspace. Disponível na App Store, ele é reconhecido como um dos melhores aplicativos de meditação. Seu pacote inicial de lições, o Take 10, é totalmente gratuito e ensina técnicas fundamentais de meditação e atenção plena. Tudo isso a partir de míseros dez – ou até mesmo cinco – minutos por dia. Com isso, já será possível observar o progresso em sua rotina. Já para quem opta pela assinatura, o app dá acesso a meditações guiadas sobre tudo. Desde controlar o estresse e a ansiedade até garantir uma boa noite de descanso. Independentemente de sua escolha, o Headspace ajuda a investir com mais consciência em suas atividades diárias. O app tem versões para iPhone, iPad e Apple Watch.

Oak

Também em inglês, o Oak traz exercícios simples para que seus usuários consigam aprender e realizar técnicas e movimentos de meditação. O app oferece atividades guiadas (de cinco a 30 minutos) capazes de aumentar o desempenho e a capacidade do cérebro. Além disso, conta com exercícios não guiados que podem ser aplicados ao longo do dia. Para respiração, aplica técnicas de yoga. Já para melhorar o sono, oferece exercícios de relaxamento, além de sons para dormir e acordar de forma mais suave. Compatível com iPhone, iPad e iPod touch, ele pode ser baixado gratuitamente na App Store.

Meditopia

Para quem prefere utilizar aplicativos em português, o Meditopia está entre os melhores de sua categoria. Com mais centenas de exercícios de meditação e mais de 25 programas, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Também é ideal para quem deseja dormir melhor todas as noites. O app oferece músicas relaxantes, incluindo sons da natureza – e, com a função timer, permite marcar o tempo das meditações. Entre as funcionalidades do Meditopia estão inspirações para se ter um bom dia, dormir bem ou fazer aquela pequena pausa. O app também trabalha a solidão, o alívio da dor e das tensões. Além disso, traz programas para meditar no ônibus ou metrô. Compatível com iPhone, iPad e iPod touch, também está disponível gratuitamente na App Store.

Medite.se

Com um visual simples e elegante, o Medite.se é um app brasileiro que reúne múltiplos narradores. Além de baixar os exercícios para escutá-los offline, o usuário pode compartilhar suas meditações com os amigos. A evolução também pode ser acompanhada por meio de badges (selos) conquistados ao longo das práticas. Conforme seus idealizadores, a ideia é que o usuário vire o próprio personal trainer para domínio da mente. Assim, seu principal o objetivo é o de ajudar a todos a viver uma vida mais saudável, feliz e amorosa. Compatível com iPhone, iPad e iPod touch, o Medite.se pode ser baixado sem custos na App Store.

 

Foto: iStock/monkeybusinessimages

Tags

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail