Privação do sono pode afetar cérebro também no longo prazo

Além de manter o funcionamento normal do cérebro, dormir bem ajuda a remover proteínas tóxicas que se acumulam nele. Diante disso, a privação do sono pode trazer consequências muito maiores do que apenas fadiga, cansaço e desatenção. Especialmente quando ocorre de maneira crônica ou repetitiva. Afinal, conforme pesquisa recentemente publicada na revista Nature Communications, dormir pouco pode tornar as pessoas mais vulneráveis a doenças neurodegenerativas.

O que constitui privação do sono?

De acordo com o estudo, dormir menos de 6 horas por noite aumenta o risco de demência em 30%. Para chegar a esse resultado, pesquisadores acompanharam quase 8 mil pessoas ao longo de 25 anos. Portanto, dormir bem é essencial para manter a saúde do organismo em ordem. Ao mesmo tempo, submetendo-se à privação do sono, você pode estar arriscando seu cérebro a falhar num futuro próximo. Então, mesmo que não se tenha ainda uma maneira infalível para prevenir o declínio cognitivo, seguir determinados cuidados é fundamental. Aliás, para isso você pode contar com a ajuda do Apple Watch. Afinal, além de tornar muito mais fácil monitorar seu sono, ele inspira sua motivação diária na priorização da saúde.

Basicamente, a privação do sono ocorre sempre que uma pessoa dorme menos do que ela precisa. Porém, diferentemente da insônia, por exemplo, o descanso insuficiente acontece em função de um “estilo de vida”. Logo, o primeiro passo é entender que dormir pouco gera prejuízos de curto, médio e longo prazo à sua saúde. Depois, é preciso investir em força de vontade e persistência para adaptar sua rotina e melhorar seus hábitos diários. Aliás, é justamente nessa etapa que você pode contar com o Apple Watch para combater a privação do sono.

Apple Watch contra a privação do sono

O Apple Watch ajuda a organizar seu tempo para criar horários de dormir e atingir suas metas de sono. Para isso, basta acompanhar as instruções que aparecem na tela. Ao mesmo tempo, o dispositivo oferece os estímulos para que você permaneça mental e fisicamente ativo(a). Afinal, a saúde física e mental tem tudo a ver com a qualidade do seu sono.

Além disso, você pode complementar os recursos nativos com apps que ajudam a melhorar e até a gamificar o sono. Dessa forma, você garante o apoio necessário para manter seu cérebro saudável em qualquer fase da vida. Para ser mais feliz e saudável, inspire-se com a iPlace! 🙂

Foto: iStock/fizkes

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail