Ainda tem dúvidas sobre como gravar a tela ou tirar print no MacBook? Pois não se preocupe! A seguir, explicaremos o passo a passo – e você verá como é fácil! Aliás, para quem está dando os primeiros passos no Mac, algumas questões são comuns – inclusive em tarefas corriqueiras. No entanto, os usuários costumam se familiarizar rapidamente com o sistema, que é repleto de vantagens. Confira!
Conheça os processadores Apple
Antes de aprender a tirar print no Mac, é importante entender a diferença entre os processadores Apple. Principalmente se você está pensando em comprar um MacBook novo. Então, vamos explicar resumidamente as principais diferenças entre os processadores M1 e M2.
Chip M1
O M1 é o primeiro processador que a Apple desenvolveu com foco exclusivo para o Mac. Isso significa dizer que toda a tecnologia se volta ao melhor desempenho, seja no sistema operacional macOS ou mesmo em questões de bateria. Nesse sentido, você pode encontrar tanto o MacBook Air M1 quanto o MacBook Pro M1, ambos com eficiência energética invejável.
Chip M2
Já o chip M2 é a nova geração de processadores para Mac, entregando ainda mais velocidade e desempenho. Aliás, aqui no blog da iPlace já explicamos tudo sobre o esse processador! É só clicar aqui para conferir. Além do MacBook Air M2, você também encontra MacBook M2 Pro e M2 Max com 14 e 16 polegadas. É a escolha perfeita para quem precisa de potência e máximo desempenho!
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os processadores M1 e M2 da Apple, voltemos ao tópico inicial…
Como tirar print no MacBook?
A primeira coisa que você deve ter reparado ao tentar capturar uma tela no seu MacBook é a inexistência da tecla “PrintScreen”. Pois bem, embora realmente não exista essa função, o sistema macOS tem uma ferramenta nativa própria para capturas de tela. Tudo ocorre a partir de atalhos no teclado, permitindo prints da tela inteira ou até mesmo de recortes dela.
Seja no seu MacBook Air ou no MacBook Pro, sua rotina vai ficar muito mais simples com os atalhos a seguir.
Captura de tela inteira no Mac
Muito simples! A captura de tela inteira no Mac pode ser feita a partir de uma combinação de comandos no teclado. Pressione as teclas Shift + Command + 3 e pronto! Uma miniatura da imagem será exibida no canto da tela. Inclusive, ao clicar nela, você entra no modo de edição. Caso não queira editá-la, não precisa fazer nada: em poucos segundos o arquivo com a imagem será salvo na mesa do Mac.
Captura de uma parte da tela
Para capturar apenas uma parte da tela, o comando é: Shift + Command + 4. Será exibido um cursor em formato de cruz, com o qual você poderá selecionar a área exata que deseja capturar. A seleção pode ser movida enquanto você arrasta o cursor e segura a barra de espaço no teclado.
Ao soltar o botão do mouse ou o trackpad, a captura será realizada. Assim como na função anterior, uma miniatura da imagem aparecerá no canto da tela, com a opção de edição. Se não for clicada, em poucos segundos um arquivo com a imagem ficará na mesa do Mac. Ah, se você quiser cancelar a captura, basta pressionar a tecla Esc.
Quer alterar a pasta de destino dos prints de tela?
Por padrão, o macOS salva as capturas de tela na mesa do Mac com o nome “Captura de tela [data] às [hora].png”. Caso queira alterar essa configuração, acesse o menu Opções em Captura de Tela ao pressionar Shift + Command + 5. Ali aparecem as opções de pasta disponíveis – então é só escolher a mais adequada!
Quer gravar a tela do Mac? Veja como é simples!
Para gravar a tela do Mac, você vai utilizar o mesmo comando de captura de tela. Ou seja, vai pressionar as teclas Shift + Command + 5 e visualizar as ferramentas disponíveis. Então, basta escolher aquela que deseja ativar. No mesmo menu, ao clicar em Opções, é possível definir o local em que o arquivo ficará salvo e um timer para a ação.
Como gravar a tela?
- Para gravar a tela inteira, clique no ícone Gravar. Para encerrar, basta clicar em Parar Gravação na barra de menus.
- Para gravar só uma parte da tela do Mac, o procedimento é o mesmo. Clique no ícone de Gravar uma parte da tela, selecionando então a área desejada. Depois, clique em Parar Gravação para finalizar.
E tem mais…
Ao gravar a tela, você pode ativar a opção Mostrar Miniatura Flutuante, que deixa uma miniatura da gravação no canto da tela. Então, caso deseje compartilhar esse arquivo, arraste a miniatura para o Mail ou outro app. Se clicar sobre ela, uma janela para edição irá se abrir. Agora, se você simplesmente passar o dedo à direita no trackpad, poderá salvar o arquivo diretamente, e a miniatura sumirá da tela.
Com essas dicas, o dia a dia fica muito mais fácil, não é? Aliás, você pode conferir muitos outros conteúdos interessantes sobre o universo Apple aqui no blog da iPlace. Aproveite! 🙂
Foto: iStock/Sataporn Sakda