Spark, Mavic, Phantom, Tello? Como escolher o drone ideal

Mapear áreas remotas, fazer entregas ou simplesmente captar fotos e vídeos incríveis. Os veículos aéreos não tripulados – designação oficial dos drones – têm sido cada vez mais utilizados para diversas aplicações. Para fins comerciais ou diversão, fotógrafos amadores e profissionais, empreendedores e apaixonados por tecnologia estão se rendendo a essa tendência. No entanto, com diferentes modelos e faixas de preço disponíveis no mercado, escolher um drone pode se tornar complicado. Por isso, antes de adquirir um desses multicópteros, é fundamental observar alguns critérios. Especificações técnicas, recursos e tecnologias embarcadas são diferenciais importantes para se levar em conta. Modo de pilotagem, alcance, velocidade, autonomia de voo e qualidade da câmera são recursos que ajudam a orientar esta escolha. Confira algumas das opções da DJI, a maior fabricante de drones do mundo, que você encontra na iPlace:

Spark: para inspirar sua criatividade

Ultracompacto, o Spark enquadra-se como modelo ideal para iniciantes, com a vantagem de somar todas as tecnologias assinadas pela DJI. Pesando apenas 300g e com 14 cm de comprimento, esse drone é incrivelmente intuitivo e confiável. Com várias opções inteligentes de voo, ele é facilmente controlado por gestos, controle remoto ou direto no iPhone. Sua câmera de alta resolução produz fotos de 12 MP e vídeos Full HD de 1080p. No modo esporte, sem vento, pode voar até 2 km de distância e atingir até 50 km/h. Para se ter uma ideia, a uma velocidade consistente de 20 km/h, ele pode ser utilizado por até 16 minutos.

O Spark conta ainda com o Active Track, uma tecnologia que permite ao drone reconhecer automaticamente um alvo escolhido. Assim, o multicóptero pode seguir e capturar o movimento da pessoa ou objeto indicado. Além disso, seu posicionamento pode ser acompanhado por GPS e Glonass (Sistema de Navegação Global por Satélite).

Tello: um drone programável

Desenvolvido para crianças e, também, para iniciantes, o Tello é superleve e muito fácil de usar. Com o iPhone, é possível controlá-lo com apenas um comando. Já a partir de uma plataforma proprietária, o usuário consegue assistir a vídeos HD ao vivo no dispositivo. Também é possível tirar fotos de 5MP, gravar vídeos e muito mais. Sua câmera conta com o recurso Captura Fácil, que entre inclui um modo circular 360°.

Com autonomia de voo de até 13 minutos, o drone alcança até 28,8 km/h. Sua distância máxima de voo é de 100m, enquanto a altura máxima é de 10m. Seu principal diferencial, no entanto, é a oferta de funções programáveis a partir do Scratch. Trata-se um sistema feito para que todos aprendam o básico de programação enquanto se divertem. Com isso, o próprio usuário pode desenvolver softwares para o Tello utilizando o Tello SDK, personalizando assim suas experiências e opções de voo.

Mavic Air: companheiro de aventuras

Dobrável, portátil e leve. Esse é o Mavic Air, um drone ideal para acompanhar seus programas de final de semana. Pesando 430g, ele pode ter suas dimensões reduzidas para 83mm x 49mm x 168mm (AxLxP). Dessa forma, cabe em qualquer cantinho da mochila. Já o que não falta nesse drone compacto é qualidade. Além do alto desempenho de voo, possibilita ao piloto captar imagens com padrão profissional. Dotado com uma das câmeras mais sofisticadas da DJI, apresenta vídeos incríveis em 4K. Ao todo, são 24 núcleos de computação de alta performance, um sistema de transmissão com até 4 km de alcance e 6 sensores de visão.

Usando a Autonomia de Voo, ele pode ver os obstáculos que estão a até 15 metros. Mantendo uma velocidade constante de 25 km/h, chega ao tempo máximo de voo de 21 minutos. Já sua velocidade final atinge 68,4 km/h. Assim como o Spark, esse drone pode ser controlado por gestos, além de seguir e capturar o movimento de alvos. Seu posicionamento também pode ser acompanhado por GPS e Glonass.

Phantom 4 Pro+ e Advanced: qualidade profissional incrível

Os drones Phantom elevam o padrão em todos os sentidos – afinal, o céu é o limite. Tanto a versão Advancedquanto a 4 Pro+ possibilitam fotos com resolução de 20 MP e vídeos 4K em 60 fps. Em termos de autonomia de voo, são até 30 minutos, com velocidade máxima de 72 km/h. Outro destaque é a possibilidade de desenhar na tela a rota que o drone deve seguir. Num simples deslizar de dedo, você movimenta o drone em determinada direção, enquanto ele mantém a altitude.

Equipado com o sistema FlightAutonomy, o Advanced possui cinco sensores de visão, detectores ultrassônicos de alcance e sensores redundantes. Por sua vez, o Pro é equipado com dois sensores de visão na parte traseira, quatro sensores de evasão e um sistema de detecção infravermelho. Juntos, esses recursos permitem que o Phantom Pro + identifique obstáculos em cinco direções diferentes. Além disso, seu controle remoto possui uma tela de dimensões avantajadas: 5,5 polegadas.

E então? Qual o drone perfeito para você?

 

Fotos: DJI/Divulgação

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail