Saúde: 6 dicas práticas para começar a fazer exercícios

Conheça algumas estratégias para dar o primeiro passo na hora de começar a fazer exercícios e seja uma pessoa mais ativa e saudável!

Começar a fazer exercícios parece simples, mas quem já tentou sabe que dar o primeiro passo exige motivação, organização e um pouco de estratégia. Entre a correria do dia a dia e a dificuldade de criar hábitos, muitos acabam adiando essa mudança que faz tão bem para o corpo e para a mente.

Se você se identificou, a boa notícia é que, com algumas orientações práticas e o apoio da tecnologia, você pode transformar esse desafio em um processo leve, gradual e muito mais prazeroso. Por isso, reunimos seis dicas essenciais para ajudar você a sair do sedentarismo e inserir atividades físicas de forma natural na sua rotina.

Vamos juntos nessa virada?

 

Dicas para começar a fazer exercícios físicos e construir novos hábitos

Se você vai começar a fazer exercícios, algumas questões importantes são:

  1. Conhecer seu corpo;
  2. Escolher exercícios que combinam com o seu estilo;
  3. Respeitar seus limites;
  4. Usar a tecnologia a seu favor;
  5. Apostar na música como aliada;
  6. Cuidar da alimentação.

 

A seguir, saiba mais sobre cada um desses itens.

 

1. Conhecer seu corpo

Antes de tudo, é necessário que você esteja em dia com seu check-up de saúde. Desse modo, conseguirá identificar antecipadamente possíveis condições que impliquem algum risco.

Então, caso ainda não tenha feito isso, procure seu médico ou um clínico geral para solicitar exames e uma avaliação. Depois, com a ajuda do Apple Watch, basta seguir acompanhando suas métricas em tempo real diretamente no pulso.

 

Se você quer manter uma vida ativa e saudável, o Apple Watch é um excelente aliado! Em nosso artigo completo, veja as vantagens do gadget

 

2. Escolher exercícios que combinam com o seu estilo

Fazer atividades que você realmente gosta de praticar dá muito mais motivação, não é mesmo? Além disso, seu rendimento tende a ser melhor quando a tarefa é prazerosa. Logo, os resultados também acabam sendo mais satisfatórios.

Dança, natação, ioga e pilates, por exemplo, são opções diferentes, mas que ajudam igualmente a entrar em forma. Nesse sentido, o Apple Watch e o Apple Fitness+ estão sempre trazendo novidades para incentivar os bons hábitos com excelentes recursos de saúde.

Apple_Fitness-Plus_HIIT_09142021

 

3. Respeitar seus limites

Para evitar lesões e outros riscos de saúde, é preciso reconhecer e respeitar seus limites. Afinal, seu corpo precisa se acostumar com os exercícios aos poucos. Especialmente se você está tentando abandonar o sedentarismo.

Nesse caso, comece devagar e foque suas atividades em treinos e exercícios para iniciantes. Além disso, não se esqueça de acompanhar o seu preparo cardiovascular, que é um importante indicador de sua saúde.

 

Preparo cardiovascular é fundamental para iniciar atividades físicas

 

Para isso, mais uma vez o Apple Watch e o Apple Fitness+ são verdadeiros aliados. Afinal, o dispositivo da Apple faz estimativas de níveis de condicionamento cardiovascular diretamente do pulso. Enquanto isso, o Fitness+ oferece exercícios para todos os níveis de entusiastas, dos iniciantes aos avançados.

Também há opções específicas para idosos e gestantes, por exemplo. E o mais interessante é que todos os treinos são realizados com uma equipe de instrutores conhecidos, carismáticos e especialistas em suas áreas.

 

4. Usar a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem muitas formas de aliar tecnologia e atividades físicas. Nesse sentido, o Apple Watch também é um ótimo aliado, pois oferece treinos para corpo e mente através do Apple Fitness+.

Ao mesmo tempo, o dispositivo da Apple fornece as mais importantes métricas para você acompanhar sua saúde e bem-estar em tempo real, assim que você começar a fazer exercícios.

Apple-Watch-Series-11

Você também pode optar por roupas com tecnologias que protegem contra o suor e favorecem a movimentação. Assim, você tem segurança e conforto para treinar em qualquer lugar.

Leia também: Acompanhe sua saúde mental e auditiva com o app Saúde

 

5. Apostar na música como aliada

O esporte e a tecnologia possuem uma relação direta. Inclusive, já foi comprovado cientificamente que a música melhora o desempenho físico – e pode ser uma incentivadora de quem pretende começar a fazer exercícios.

Para aderir à dica, basta montar sua playlist no Apple Music e curtir sua programação especial para esse momento. Aliás, se quiser garantir o melhor som para começar a fazer exercícios, os AirPods oferecem o recurso de áudio espacial para acompanhar seus treinos.

 

Ideal para exercícios

 

Aliás, os novos AirPods Pro 3 são perfeitos para se exercitar, trazendo até um sensor de frequência cardíaca integrado. Dessa forma, fica mais fácil monitorar seus batimentos e as calorias queimadas durante o treino. Além disso, os usuários podem começar até 50 tipos diferentes de treino, colecionando prêmios no Apple Fitness.

Leia também: Nova geração de AirPods com tradução simultânea é incrível

 

6. Cuidar da alimentação

Cuidar da alimentação também é fundamental na hora de investir no preparo físico e começar a fazer exercícios. Inclusive, um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar que dê mais disposição e recuperação para seus treinos. Como resultado, você perde calorias e ganha mais motivação para vencer o sedentarismo e facilitar sua nova rotina saudável.

 

Nutrição é a base para uma saúde de ferro

 

Os benefícios das atividades físicas são evidentes para a saúde física e emocional. E você pode aproveitar as inovações do ecossistema Apple para ter o empurrãozinho que faltava para começar a fazer exercícios. Por meio de dispositivos e apps, fica bem mais fácil dar o primeiro passo e acabar com o sedentarismo, não é?

Você também pode conferir novidades em dispositivos no site da iPlace e acompanhar novidades sobre esse universo em nosso blog.

Inscreva-se em nossa newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail